Olá pessoal!!!
Tarde chuvosa por aqui, o que é uma maravilha, ainda mais nestes tempos de seca que estamos passando, não é mesmo?! =)
Bom, mas não foi para falar da chuva que resolvi passar por aqui hoje.
Na verdade, vim aqui para expressar um momento, pelo qual, acredito eu, que todo artesão passa: o do valor do seu artesanato!
É isso mesmo!
Produção em massa, peças iguais, sem qualidade, com trabalhos sabe-se lá se feitos por colaboradores de fato ou não... a verdade, é que, deixar para a máquina fazer é fácil, programar para que tudo saia igualzinho também. Mas cadê o verdadeiro valor das coisas, do que precisamos, do que gostaríamos de ter?!
Muitas vezes, quando nos perguntam o valor de nossas peças e falamos o valor que é devido pelo nosso trabalho, vemos algumas caras feias, do tipo "que absurdo cobrar este valor por esta peça artesanal, no comércio consigo bem mais em conta".
Tá legal, não estou aqui para falar do comércio em si, até porque, todos nós precisamos dele e de peças feitas em empresas, em indústrias e por aí vai.
Mas, estou aqui para falar e tentar ao menos explicar o real valor das nossas peças.
No nosso caso, trabalhamos com peças desenvolvidas e originadas da técnica do crochê.
Uma peça pronta, é linda, fantástica, mas já pararam para pensar que, antes daquela peça ser finalizada, ela foi tecida ponto a ponto, carreira por carreira para que por fim, pudéssemos acrescentar ainda mais detalhes para deixá-la ainda mais com a sua cara?!
É isso mesmo pessoal!!!! O nosso trabalho levam horas para ficarem prontos, em alguns casos, dias.
Por isso, sempre que um artesão lhe falar o valor de suas peças, pense pelo lado dele. Algo ali foi feito especialmente para você, de forma única e exclusiva, pois em hipótese alguma, uma peça será idêntica a outra, podem ser muito parecidas, mas jamais, isso mesmo, jamais, serão iguais.
E para que possam entender ainda mais a nossa filosofia de trabalho, aqui vai um depoimento da minha mãe, a Cida, feita para o movimento do Compro De Quem Faz!!!!
Espero que tenham gostado da explicação acima e que entendam o valor de todos os artesãos neste Brasil a fora =D
Afinal de contas tudo aqui é feito à mão e de coração s2 =D
Até mais, bjos,
Bruna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pela mensagem!!!!